Auto-Sabotagem
A Autossabotagem é mesmo uma realidade?
Pode acontecer comigo?
A autossabotagem tende a se instalar em nossas vidas por vários motivos, mas em todos esses motivos vemos o mesmo padrão de sentimentos e comportamentos:
Baixa autoestima, autoconfiança e autoafirmação. Sendo assim sofremos com os padrões da autossabotagem porque nos tornamos incapazes de gerenciar nossas emoções de forma eficaz, e como consequência, reagimos a eventos, circunstâncias e pessoas de uma maneira que nos impede de progredir e de atingir nossos objetivos e metas.
Quando nos deparamos com grandes desafios, importantes decisões e grandes expectativas, lidamos com isso nos autossabotando porque inconscientemente nos sentimos incapazes de alcançar o sucesso. Sendo assim, alimentamos o medo de falhar, de correr riscos, de planejar nossa vida, de dizer não aos outros, de enfrentar problemas, e é aí que nascem todos os pensamentos limitantes e todas as desculpas que nos paralisam e nos impedem de avançar, como por exemplo:
Isso não vai funcionar… Eu não posso fazer isso… Estou muito ocupado agora… Eu não estou pronto ainda… Eu não sou bom o suficiente… Eu não posso me arriscar
Acontece que cada uma dessas afirmações enviam uma ordem ao nosso cérebro, que por sua vez, estabelece padrões de comportamentos que condizem exatamente com esses comandos. É como se o nosso cérebro estivesse sempre à espreita, pronto para “ouvir” o que estamos pensando.
Estabeleça novos padrões. A chave para abrirmos caminho para as realizações e prosperidade é listar e identificar os pensamentos, sentimentos e ações que estão nos levando pelo caminho da autossabotagem. Somente assim, através do autoconhecimento e conscientização podemos começar a pôr fim a esses velhos padrões de comportamento e iniciar uma nova jornada de possibilidades e descobertas.
Quando nos convidamos a uma autorreflexão acabamos descobrindo nossas próprias lacunas. Fazer questionamentos nos leva a “ouvir” sobre as consequências futuras em nossas próprias palavras, em nossa própria voz.
Como seres humanos, acreditamos nas verdades que dizemos a nós mesmos e pouco no que ouvimos lá fora. Sendo assim, já temos inerentes em nós o impulso necessário para a mudança e para criar algo novo que nos guie para um caminho mais produtivo. A chave encontra-se em nosso diálogo interno.
Sim, você pode. Diga sim para você mesmo, para os seus sonhos, e para as infinitas possibilidades que a vida pode te oferecer e conte comigo!
Vamos juntos nessa jornada transformadora!
Vamos juntos nessa jornada transformadora!